Design Methodology

Para se projetar uma máquina de ensino-aprendizagem (TLM teaching-learning machine) o projetista deverá se preocupar com alguns aspectos relevantes, metodologicamente divididos em quatro etapas:

  • Tutorial Design
  • Interface Design
  • Implementation Design

A primeira etapa, Tutorial Design, se preocupa com o planejamento do conteúdo de ensino-aprendizagem para atender aos objetivos instrucionais de um treinamento ou educacionais de um sistemas de ensino, detalhado-se todos as atividades educativas propostas: exercícios teóricos e práticos, preenchimento de relatórios e critérios de avaliação da aprendizagem.

A segunda etapa, Interface Design, se preocupa com os aspectos do layout a ser utilizado na máquina de ensino-aprendizagem que será construída para atender aos objetivos de ensino detalhados no tutorial.

A terceira etapa, Implementation Design, se preocupa com a tecnologia eletrônica empregada para fazer a máquina de ensino-aprendizagem funcionar conforme o estabelecido no tutorial. É nessa etapa que a arquitetura do hardware e as técnicas de montagens das máquinas serão definidas e implementadas. Isto é, será utilizado na arquitetura da máquinas microcontroladores, dispositivos lógicos programáveis tais como CPLDs ou FPGAs, ou módulos de LCD ou LEDs, e como será feita a comunicação entre as máquinas (ZigBee, BlueTooth, USB, I2C, RS232, IEEE 1284, 1-Wire, etc.), e as conexões internas na máquinas e externas que os alunos terão acesso via painel frontal.